O que não faltam são respostas para explicar fatores que colocam vidas em riscos todos os dias nas rodovias brasileiras.
Não é raro depararmos com notícias de que um caminhão perdeu os freios e causou um grave acidente. De certa forma, para evitar isso, principalmente em longas descidas ou serras, são construídas as famosas áreas de escapes, onde o caminhoneiro pode consegue imobilizar o veículo numa grande caixa de brita e evitar o pior. Mas a princípio, por que os caminhões perdem os freios?
O funcionamento do freio de um caminhão e ônibus
Caminhões e ônibus, em sua grande maioria, usam sistema de freio a tambor, e para fazer o acionamento das lonas contra o tambor para gerar o atrito e desacelerar o caminhão ou ônibus, é usado ar, sendo assim, o sistema de freios é pneumático.
As falhas no sistema de freio
Para entendermos melhor a questão da perda dos freios, conversamos com o time de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os engenheiros apontaram algumas das causas que fazem com que os caminhões percam a capacidade de frenagem. A montadora explicou que um dos motivos para se desdobrar uma falha no sistema de freio é a baixa ou nenhuma manutenção dos seus componentes. Verificações como checar a integridade dos acionadores, correta lubrificação dos eixos e troca adequada do elemento filtrante do ar.
Também deve ser substituída periodicamente as mangueiras do sistema, já que um vazamento de ar pode prejudicar o acionamento dos freios. Além da falta de manutenção, o aquecimento das lonas pode prejudicar a eficiência de frenagem, ao ponto do caminhão não conseguir mais parar e até mesmo pegar fogo pela alta temperatura.
Quando um caso de um caminhão que perdeu os freios chega a mídia, muitos se perguntam porque no Brasil não há caminhões com disco de freios, já que tem, teoricamente, uma maior eficiência. A verdade é que no Brasil há sim montadoras que oferecem freios a discos, entretanto fica como um opcional pouco procurando. De acordo com a Volkswagen Caminhoes e Onibus, isso se deve a uma questão mercadológica que já é acostumada com os freios a tambor.
A questão de utilização dos freios a tambores e discos está ligada à questão mercadológica e os fatores principais que determinam isso são os seguintes:
Disponibilidade de componentes para reposição e elementos de desgaste. Existe um custo diferente entre lonas/tambores de freio para freio a tambor e pastilhas/discos para freio a disco. Esse custo é ligado à disponibilidade de componentes e facilidade de montagem e desmontagem.
Contaminação do pavimento. As condições das estradas brasileiras não são elevadas e a contaminação agride mais o disco quando comparado ao tambor nas aplicações de caminhões.
Custo de produção. A indústria de larga escala já está preparada para freios a tambor com custos mais acessíveis.
Imprudência, falta de treinamento e falta de manutenção ficam como os principais culpados.
Infelizmente, muitos motoristas abusam da confiança que têm no caminhão e acreditam que o sistema de freio vai conseguir segurar o veículo por muito tempo. Geralmente é o que acaba resultando em acidentes. Além disso, a falta de manutenção, é bem comum. Em uma operação realizada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) nas estradas do Rio Grande do Sul, em janeiro de 2022, dos 705 caminhões abordados, pelo menos 5% estavam com algum problema no sistema de freio.
Já em outra operação realizada em novembro de 2021, na BR 386 em Soledade (RS), a PRF vistoriou 350 caminhões e aplicou 280 autos de infração por problemas no sistema de freios em 3 dias de operação.
Por fim, a falta de treinamento e conhecimento na utilização do freio retarder e freio motor também faz com que o motorista abuse do sistema de freio mecânico, chegando ao aquecimento e ineficácia do conjunto, o que em grande parte leva a acidentes.
FONTE: https://autopapo.uol.com.br/noticia/por-que-os-caminhoes-perdem-os-freios/
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