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Oito problemas mecânicos comuns em caminhões

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Os problemas mecânicos em caminhões são comumente causados pelo desgaste natural das peças e pela falta de manutenção adequada e preventiva.

Entretanto, independentemente da causa, falhas mecânicas geram não só prejuízos financeiros, mas também colocam em risco a segurança do caminhoneiro, da carga e de outros motoristas.

Caminhão parado é sinônimo de menor faturamento no final do mês.

Quer descobrir os principais problemas mecânicos em caminhões e também como evitá-los? Então, continue a leitura até o final e saiba como nós podemos ajudar você.


Quais são os problemas mecânicos comuns em caminhões?

Os caminhões têm um importante papel na logística de distribuição nacional de bens e mercadorias. Por isso, é imprescindível que estejam com a manutenção periódica em dia e que utilizem peças de qualidade e com procedência, a fim de evitar quaisquer problemas mecânicos durante as viagens.

Além disso, a revisão preventiva evita gastos financeiros inesperados, atrasos no prazo de entrega e também a perda de cargas perecíveis, por exemplo.


Separamos oito dos problemas mecânicos mais recorrentes em caminhões para que você tome conhecimento a fim de evitá-los.


1) Falta de estabilidade

Um caminhão sem estabilidade, principalmente nas curvas, coloca em risco não só a vida do condutor, mas também a de outros motoristas que trafegam pela rodovia.

Para evitar que isso aconteça, mantenha os pneus sempre calibrados de acordo com a recomendação do fabricante, faça balanceamento das rodas e acompanhe a vida útil dos pneus. Além disso, faça a MANUTENÇÃO PREVENTIVA NO SISTEMA DE SUSPENSÃO.

Dessa forma, é possível identificar problemas mecânicos nos feixes de molas, amortecedores, bolsões de ar, terminais de direção e possíveis folgas na caixa de direção.

As rodovias brasileiras ainda apresentam uma baixa qualidade da malha asfáltica. Um asfalto irregular tem maior propensão a buracos, ondulações e obstáculos na pista.

Dessa forma, o sistema de SUSPENSÃO e amortecimento é bastante requisitado a fim de manter a estabilidade do caminhão, sofrendo, consequentemente, maior desgaste.


2) Freios gastos

Com o passar do tempo e o constante acionamento dos freios, é normal que ocorra o desgaste do sistema de frenagem do caminhão. Quando isso acontece, é necessário realizar a troca das LONAS, PASTILHAS E TAMBORES.

Para evitar problemas no sistema de freios, sempre dirija respeitando os limites de velocidade estipulados em cada trecho da rodovia. Além disso, use o freio motor, principalmente, em trechos com declives acentuados. Assim, o caminhão ganha mais estabilidade e diminui o consumo das pastilhas e lonas, ampliando a vida útil das peças

e do sistema de frenagem.


3) Faróis mal regulados

O sistema de iluminação dos automóveis é um importante e eficaz mecanismo de comunicação entre veículos e de iluminação nas rodovias. Com o pleno funcionamento das luzes, é possível sinalizar transposição de pista e carro, emitir sinais de alertas, bem como comunicar o acionamento dos freios. Além disso, o sistema de faróis garante maior visibilidade e segurança na condução durante a noite. O asfalto irregular das rodovias brasileiras, somado aos diversos buracos, provoca a trepidação constante dos itens de iluminação. Assim, ocorre o rompimento do filamento das lâmpadas e o afrouxamento de plugues elétricos de lanternas e faróis.

Faróis mal regulados ou queimados geram infração de trânsito e multa, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).


4) Desgaste nos pneus

Procure verificar a estrutura dos pneus com frequência a fim de garantir que estão em bom estado de rodagem.

Com o tempo e o uso, é natural ocorrerem desgastes e necessidade da troca dos pneus.

Porém, com algumas boas práticas é possível prolongar sua vida útil, como:

- Não calibre os pneus quentes;

- Respeite o nível de calibragem;

- Não exceda o peso de carga indicado;

- Adote uma velocidade mais baixa nas curvas;

- Evite cair em buracos ao longo do trajeto;

- Nunca trafegue com os pneus carecas.


5) Resistência/potência do motor

O deslocamento de carga pesada, principalmente em trajetos íngremes, dá-se graças à alta potência, tração, torque e resistência do motor. Quando o caminhão apresenta problemas mecânicos nessas funcionalidades, ocorre o comprometimento do desempenho do motor, a perda de força e maior consumo de combustível. Esses problemas mecânicos podem ser causados por:

- Combustível de baixa qualidade;

- Filtros de ar e de diesel obstruídos;

- Bicos injetores danificados;

- Vazamento nas mangueiras do intercooler;

- Desgastes no turbo compressor, nos pistões e anéis.


6) Presença de fumaça

A fumaça produzida pelos motores dos caminhões mais novos é quase incolor, bem diferente dos modelos antigos, não é mesmo?

Porém, quando essa fumaça apresenta uma coloração estranha, certamente, há alguma disfunção no veículo e é preciso atenção. Fumaça muito escura, por exemplo, pode indicar uma relação de combustível incorreta causada por problemas na injeção ou falhas no sistema de escape. Entretanto, uma fumaça de coloração mais clara pode apontar a não combustão do combustível, juntamente com a evaporação de água.

Isso pode ser causado, principalmente, pela variação de temperatura do ambiente.

Já a fumaça azul pode ser indicativo de queima excessiva de óleo lubrificante do motor, sugerindo desgastes nas camisas, pistões e anéis.


7) Problemas para trocar marchas

O câmbio parece mais rígido e com menos precisão na troca de marchas?

Se você respondeu sim para essa pergunta, você precisa de ajuda especializada.

Sabe por quê? Caso não seja resolvido logo no início, essa disfunção na caixa de marcha pode se agravar, comprometendo a funcionalidade de outras peças e sistemas do caminhão. Esse problema mecânico pode ser em decorrência de falha no sincronizador ou embreagem desgastada. Além disso, pode haver defeito no trambulador ou ausência de lubrificação adequada no sistema de câmbio do seu veículo.

Quer evitar esses problemas?

Realize as trocas de marchas na rotação baixa, não force o câmbio em trajetos íngremes e nunca dirija com a mão direita sobre a alavanca.

Além de ser uma infração de trânsito com aplicação de multa, você ainda contribui para o desgaste prematuro do sistema.


8) Limagem e troca de óleo

Sempre que realizar a troca de óleo, respeitando os limites de quilometragem indicados pelo fabricante, observe sua coloração e aspecto. Caso haja algum problema mecânico no motor, haverá a presença de resíduos metálicos no óleo. Os ímãs atuam na captura de resíduos metálicos que, por fim, acabam em suspensão no óleo.

Esse problema mecânico pode impactar no funcionamento e desempenho do motor.


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